domingo, 21 de julho de 2013

APENAS PARA ESCLARECER:

Sobre suas insinuações a respeito de minha pessoa, ingressei no serviço público de municipal de Maracanaú ocupando o cargo de vigilante, em 19987 quando a época era prefeito Dr. José Raimundo Menezes de Andrade, nas gestões do senhor Júlio César Costa Lima, trabalhei na portaria de sua casa fazendo a segurança noturna. Quando rompi politicamente com o mesmo, informei-o pessoalmente em sua residência, por volta de 1990.  O Rompimento se deu por questões políticas, portanto, não houve nada de pessoal e ninguém foi traído por ninguém, como este cretino insinuou. Respeito a pessoa do senhor Júlio César, mas mantenho as mesmas restrições da época quanto a sua forma de fazer política, principalmente no que diz respeito a condução que deu quando gestor municipal e mesmo quando deputado, pois desconheço algum benefício trazido a nossa cidade por ele no desempenho de seu mandato.

Desde então venho trabalhando e estudando com objetivo não apenas de crescer pessoal e profissionalmente, mas também como forma de através do conhecimento adquirido ao longo destes anos ajudar aos meus colegas servidores e aos maracanauenses em geral, como fiz nos 12 anos que passei como diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Maracanaú e continuo a fazer agora enquanto Assessor do Governo para Assuntos Sindicais, oportunidade que me foi dada no final da gestão Roberto Pessoa e que o prefeito Firmo Camurça, manteve em seu governo.

A função é da gestão, mas enquanto eu estiver ocupando não medirei esforços para desempenha-la de forma satisfatória não apenas as ações de governo, mas também que venha a trazer uma condução mais aproximada da gestão com a categoria, a exemplo do que ocorre agora quando o prefeito Firmo Camurça, contando com a colaboração de diversos seguimento ligados aos servidores e de sua equipe de governo dentre as quais eu me incluo, implanta de forma definitiva e eficaz o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos para mais de 1700 servidores de nosso município. Ressalte-se que esta é uma conquista que atende a uma reivindicação antiga da categoria, que teve seu inicio quando de meu primeiro mandato como diretor do sisma em 1991.

Iniciei meus estudos no Grupo José Belisário de Souza no bairro Coqueiral, concluindo o ensino fundamental - a época primeiro grau no Instituto São José de Maracanaú. Após o falecimento de meu pai, em 1987, parei os estudos e ingresse na prefeitura, no ano 2000 conclui o ensino médio no colégio Gonzaga Mota no bairro Jereissati II, pelo tele ensino Tele Curso 2000, pouco tempo depois fiz vestibular e comecei a fazer o curso de direito na Faculdade Cearense, chegando a concluir o 5º semestre, tendo que para por fatores econômicos e profissionais, graças a meus esforços e ao incentivo de amigos retomei o curso no inicio deste ano e estou em fase de conclusão do sexto semestre. Todas as minhas vitórias devo sem falsa modéstia, primeiramente aos meus próprios esforços e claro a motivação e o incentivo que me dão diariamente minha família e meus verdadeiros amigos, a quem agradeço de todo meu coração.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

UM GOLPE DEMOCRÁTICO OU UM GOLPE NA DEMOCRACIA?

Quando se fala em golpe político na democracia logo nos vem a cabeça a tomada abrupta do poder pela força, isto é, militares fechando o parlamento, indicando governantes, exercito nas ruas tolhendo as liberdades do povo, imprensa proibida de fazer criticas aos que estiverem no poder e daí por diante, a exemplo do que vivenciamos em um passando não muito remoto.
Entretanto, com o fortalecimento da democracia em nosso país tal situação é totalmente inviável, assim em minha opinião, nos últimos meses uma nova forma de golpe vem sendo orquestrado, e tudo teve inicio com a derrota do governo federal tucano, que somado ao desgaste e ao descredito de décadas daqueles políticos que sempre controlaram os destinos de nossa Nação.
O estopim deste golpe começou a ser planejado com a ascensão do PT ao poder através do presidente Lula, que terminou seu segundo mandato com mais de 80% de aprovação, fato este inédito no país, principalmente por tratar-se de um homem simples vindo da classe trabalhadora.
Desta forma não encontrando outra forma legítima de retomar o controle, estes políticos sabedores que não tem mais credibilidade para uma disputa voto a voto, iniciaram uma nova fase de golpe que eu pessoalmente diria que a principal arma usada será a própria democracia. Assim sob o manto de um falso moralismo em relação ao mensalão petista - não estou dizendo que não são culpados, apenas afirmo que os critérios foram políticos e em sua maioria pré-fabricados pela grande mídia - um julgamento que deveria ter por princípio basilar a lei e o direito, foi totalmente desvirtuado, basta ver que em 03 casos similares - mensalões PSDB Minas Gerais, DEM Brasília e PT - nos do PSDB e DEM houve desmembramento do processo, possibilitando aos réus sem foro privilegiados o direito ao duplo grau de jurisdição, assegurado na Constituição Federal, enquanto no caso do PT, este direito foi completamente tolhido.
Voltando ao foco do “GOLPE DEMOCRÁTICO” - importante destacar que esta explanação fez necessária para entendimento do contexto - após julgamento do mensalão petista, eis que surge um nome novo na conjuntura política nacional, o Exmo. Senhor Presidente do STF Doutor Joaquim Barbosa, que logo após a condenação dos mensaleiros é lançado pela mesma grande mídia como o grande moralizador e herói do combate a corrupção, logo em seguida a este julgamento e dois anos antes das eleições presidenciais surgem as pesquisas de intenção de votos enaltecendo o nome do Ministro Presidente do STF e este continua adotando a mesma postura de justiceiro que adotou durante todo julgamento dos mensaleiros petistas, concedendo entrevistas e realizando palestras em universidades sobre o grau de periculosidade dos políticos brasileiros, sobre a submissão do legislativo e omissão do executivo.
Em seguida tem inicio uma mobilização nacional onde a imprensa divulga que os brasileiros estão nas ruas pedindo o fim da corrupção, passe livre nos coletivos, mais saúde, mais educação, etc... Ressalte-se que essa efervescência nem de longe chegou próxima àquela outra articulada para legitimar o impeachment de Collor de Melo.

Juntemos os fatos:

Políticos da elite brasileira que passaram anos no poder saindo deste sem qualquer credibilidade perante o povo brasileiro;

A nação cansada da inércia dos políticos; da corrupção; da falta de políticas públicas;

Um trabalhador humilde que foi eleito e reeleito presidente da republica deixando seu governo com 80% de aprovação e ainda ajudou a eleger a primeira mulher presidente do país, deixando a elite atônita;

Uma mídia que divulga informações segmentadas de forma a deixar seus espectadores sedentos de justiça, mas não uma justiça isente, e sim aquela sob a ótica dos temas editados e divulgados segundo os interesses de cada um dos insatisfeitos;

Um ministro do STF que por seus pronunciamentos seja no julgamento do mensalão ou fora dele surge como um nome novo capaz de fazer justiça e acabar com a corrupção.

 Todos estes fatos juntos se tivessem surgidos naturalmente, realmente seria uma grande transformação para a nação e a chance de moraliza-la vertiginosamente, entretanto, em minha modesta e inexperiente opinião, isso nada mais foi do que uma série de eventos pré-programado e articulado para culminar com uma falsa sensação de justiça que possibilitará a retomada do poder, através de um nome novo que não tem o contágio infeccioso daqueles que se encontram sedentos de retomar o controle.

Em outras palavras eu diria que se tudo isso se concretizar certamente estaremos diante de um “GOLPE DEMOCRÁTICO”, uma brilhante estratégia para o retorno pacífico do velho através do novo.


Será que tudo isso é delírio de minha parte? Gostaria da opinião dos amigos sobre o tema.

domingo, 14 de julho de 2013

VIAMETRO - IRRESPONSABILIDADE PROFISSIONAL NO METRO


É imprescindível que os proprietários da empresa VIAMETRO, iniciem imediatamente um curso de direção defensiva e educação no trânsito para os motoristas da citada empresa uma vez que são frequentes as queixas de populares - sejam usuários ou não do transporte coletivos - sobre as atitudes imprudentes e negligentes dos condutores destes veículos, que constantemente colocam em risco a vida dos passageiros, dos pedestres, dos ciclistas, de outros veículos de pequeno porte que trafegam pelas ruas e tem os mesmos direitos dos coletivos.
Hoje por volta das 13 horas tive o desprazer de ser testemunha ocular de uma destas imprudências, quando eu vinha trafegando pela Avenida Padre José Holanda do Vale, ao me aproximar do cruzamento em frente ao cemitério deparei-me com o ônibus nº 0211955 de placas NRD 9692, avançou abruptamente ocupando aquela avenida no sentido Fortaleza, e não satisfeito com a façanha continuou avançando para a outra mão de direção sentido Centro de Maracanaú, ignorando completamente, veículos, ciclistas e pedestres que atravessavam aquele cruzamento.
O motorista em sua insanidade momentânea ou permanente deve ter imaginado que por está em frente ao cemitério não teria problema, caso houvesse alguma vítima fatal, bastaria jogar do outro lado do muro para que os parentes depois providenciasse o sepultamento.

sábado, 6 de julho de 2013

SÃO JOÃO DE MARACANAÚ É ASSIM



Diante das críticas de algumas poucas pessoas que por desconhecimento ou má fé limitam-se a falar das atrações nacionais que se apresentarão em alguns dias, cabe esclarecer que o São João de Maracanaú - como disseram alguns - não se limita a bandas de forró.
A Terra das Maracanãs é oficialmente a Cidade Junina do Ceará, por força de Lei Estadual de autoria da deputada Fernanda Pessoa, realizará entre os dias 06 e 20 de julho uma das maiores festas juninas de nosso estado, onde além de atrações nacionais que se apresentarão, teremos o festival de quadrilhas com a apresentação de 96 grupos de todo nordeste, a cidade cenográfica conta ainda com diversos stands de vários municípios da região metropolitana mostrando um pouco da história cultural e empresarial de Maracanaú e do Ceará, com, especial destaque para nossa cidade, onde podemos encontrar logo na entrada uma galeria com a exposição de quadros que contam um pouco de nossa história, ressaltando que este ano o evento traz como tema central Pitaguary, A Raiz de Nossa Terra, em uma justa homenagem indígena maracanauense representada pela nação Pitaguary.
Além disso, o evento que envolve mais de 5000 pessoas, gerando centenas de ocupações no mercado informal, que ajuda na composição da renda familiar dos maracanauenses seja no trabalho informal ou no comercio que é intenso, dentro e no entorno do local onde se realiza o evento.
Sobre os custos, embora eu não tenha o valor exato, mas posso afirmar com convicção que se realiza todo o evento em uma parceria tripartite formada pelo Ministério da Cultura, a Iniciativa privada e a prefeitura de Maracanaú.

Para que possamos conhecer um pouco mais sobre o São João de Maracanaú, assistam ao vídeo que fiz no local com a amiga Ana Veiga, que juntamente com Geson Ceccinni e Fabiola Teixeira sob a batuta do prefeito Firmo Camurça e todos os demais profissionais que meses antes começam a se empenhar diuturnamente para nos proporcionar esta brilhante atração cultural.
No vídeo, uma das organizadoras do evento, Ana Paula Veiga fala sobre o São João de Maracanaú

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...