segunda-feira, 30 de maio de 2011

COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU

Motivada por uma comilança ocorrida em Pajuçara, sábado dia 28 de maio onde se reuniu o atual presidente municipal do PT, juntamente e dois petistas, sendo um da direção municipal, um estadual com um adversário histórico do partido em Maracanaú, a Executiva Municipal do PT decidiu tornar público uma Nota de Esclarecimento e uma Resolução aprovadas respectivamente nos dias 16 de fevereiro e 04 de maio de 2011, as quais transcrevo na íntegra para dar amplo conhecimento aos filiados do partido e a população em geral.

PARTIDO DOS TRABALHADORES MARACANAÚ
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Dia 13 de fevereiro do ano em curso, alguns membros da Executiva e do Diretório Municipal, publicaram uma nota no Jornal Diário do Nordeste, que não representa o pensamento e o sentimento do Diretório e da Militância do Partido dos Trabalhadores de Maracanaú.
Diante da transgressão e desrespeito a instância partidária, ao Estatuto, e ao Código de Ética do partido, a Executiva do PT de Maracanaú vem à público após determinação em reunião extraordinária realizada dia 16/02/2011, onde foi amplamente debatido e aprovado o seguinte comunicado:
01. Em momento algum a atual a Executiva tirou qualquer resolução contra a atual Gestão Municipal;
02. Em nenhum momento o PT municipal deliberou sobre não querer futura aliança com o atual prefeito, tendo em vista que fazemos parte da base aliada e temos em nossos quadros o atual Vice-Prefeito Firmo Camurça - PT;
03. Não há nesse exato momento nenhum desejo por parte do partido de rompimento político com o prefeito Roberto Pessoa - PR;
04. A Executiva Municipal repudia o ato infeliz e irresponsável desses dirigentes e enfatiza que em hipótese alguma aceitará o uso do partido para vingança pessoal e prática de políticas rasteiras, alertando que em caso de reincidência serão tomadas as medidas cabíveis;
05. O PT de Maracanaú está ciente dos seus direitos e deveres, nesse sentido busca na relação com o Governo Municipal, o fortalecimento partidário, sempre na expectativa de governar o município em 2012 e eleger uma forte bancada de vereadores;
Portanto, o objetivo maior do partido é buscar o bem comum para todos os cidadãos e cidadãs maracanauenses, com os exemplos deixados por Lula e consolidados com a eleição da presidente Dilma.

Maracanaú, 16 de fevereiro de 2011
Executiva Municipal

PARTIDO DOS TRABALHADORES MARACANAÚ
RESOLUÇÃO 001/2011
A Executiva do Partido dos Trabalhadores de Maracanaú visando os desafios de 2011/2012 e considerando que por várias vezes tivemos mandato de vereadores e hoje contamos com mandato de vice-prefeito e uma secretaria no atual governo, os quais vem sendo porta vozes de diversas reivindicações e posições de importantes setores sociais, lutando pelo direito a cidadania justa, equilibrada, sustentável.
Diante disso o PT de Maracanaú está credenciado a apresentar um projeto político para a cidade e uma candidatura petista na disputa da prefeitura em 2012, a ser discutida com os aliados, reafirmando e deixando claro à militância, à sociedade e aos partidos políticos o seguinte:
01. Candidatura própria para prefeito em 2012;
02. Organização de seminários tático-eleitorais visando fazer o planejamento das eleições/2012;
03. Informar aos filiados que pretendem candidatar-se ao pleito majoritário ou proporcional, que comuniquem as intenções ao partido, visando melhor organização e planejamento para a participação no futuro processo eleitoral;
04. Respeito e consideração as legítimas pré-candidaturas ao Governo Municipal para 2012 de partidos da base aliada ao Governo Federal, delegando à Comissão Executiva Municipal a formação de comissão específica para tratar do processo eleitoral e da política de alianças;
06. O Diretório Municipal continuará zelando pelo debate democrático feito de maneira ampla em todas as instâncias partidárias, envolvendo a direção municipal, os setoriais, dialogando com a Direção Estadual e Nacional, e conforme os arts. 135 e 142 do Estatuto partidário, concluindo o processo no Encontro Municipal a se realizar em 2012, dando a soberana legitimidade para decidir sobre o programa de governo, as candidaturas e alianças que faremos.

Maracanaú, 04 de maio de 2011
Executiva Municipal

domingo, 15 de maio de 2011

DEUS O SERTANEJO E OS POLÍTICOS

Ao passarmos pelas estradas que dão acesso ao sertão cearense em dois períodos distintos do ano, dois cenários são facilmente perceptíveis, um é triste e angustiante não só para o homem do campo, mas também para quem conhece minimamente a alma sertaneja, o outro mostra o semblante alegre e orgulhoso deste mesmo homem do campo por poder ganhar um pouco de dinheiro com o fruto do seu trabalho, ou como ele costuma dizer com o suor do seu rosto.
O primeiro período do ano a que me refiro é a estiagem -seca - quando o valente sertanejo, para não ver a família morrer de fome, obriga-se a ficar às margens das estradas na condição degradante de pedinte, situação essa que tem como principal motivação a omissão secular dos governantes que apesar decretarem estado de calamidade ou emergência para conseguir recursos do governo federal, sob a justificativa de que servirá para ajudar o sertanejo, sabemos que a maioria destes recursos não servirá ao propósito que motivou seu pedido, isto é este dinheiro jamais chegará ao homem do campo, pois dará apenas para ser rateado entre os parlamentares, os governantes e seus asseclas.
O segundo período é a temporada invernosa, quando o sertanejo começa colher os legumes que plantou, nessa época por força e ação única da natureza o homem do campo tem em abundância o milho, o arroz, o feijão e outros legumes que lhe possibilita alimentar com dignidade sua família e com o excedente ele vai novamente às margens das estradas, desta vez não como mendigo, mas como comerciante, vendendo aquilo que produziu e com o dinheiro ganho, compra a carne e outros produtos de primeira necessidade, orgulhoso por está mantendo-se e a sua família de forma digna e não degradante como ocorre nos períodos de seca.
Enquanto isso o ciclo secular da seca serve apenas como mecanismo para os governantes barganharem recursos que servirá apenas ao seu patrimônio pessoal e a compra dos votos necessários para que possam se perpetuarem no poder, com alternância de nomes mas manutenção da política miserável do “toma lá dá cá”.

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...