domingo, 17 de fevereiro de 2013

CALÇADÃO DA AVENIDA V - BOATO NÃO É FATO FIQUEM ATENTOS.


Sei que alguns irão me criticar (a final é só o que sabem fazer), mas é necessário que se esclareça que em relação aos ambulantes do Calçadão da Avenida V do Conjunto Jereissati I, conversei pessoalmente com o prefeito Firmo Camurça, e embora haja certa cobrança da população (sob a justificativa de as calçadas precisam ser liberadas para os pedestres), e dos comerciantes locais (alegando que o comércio formal fica prejudicado porque os ambulantes não pagam impostos), para a remoção dos mesmos, o governo municipal não tem qualquer projeto (pelo menos a curto ou médio prazo) para retirar estes trabalhadores de seus locais de trabalho, o que na verdade foi feito foi um cadastramento para saber a quantidade de ambulantes, sem qualquer intenção de removê-los, conforme eu conversei pessoalmente com vários amigos meus que trabalham naquele espaço.

Ocorre que algumas pessoas pelo simples fato de querer aparecer e não tendo espaço na mídia ou densidade eleitoral fazem o que sabem fazer melhor fomentar o caos entre os trabalhadores com o objetivo de tentar desgastar um governo que começou a pouco mais de um mês e que tem o respaldo de 80% da população, mas isso não resultará senão em desgaste para os que tentam fazer uma oposição sem causa, pegando carona em boatos e fofocas de botequins.

O Governo Municipal não seria irresponsável de deixar aproximadamente 100 pais e mais de famílias sem condições de sustento, quando e se for necessário adotar alguma medida governamental em relação ao assunto, isso será feito em comum acordo com o diálogo permanente entre os trabalhadores e o governo, o que não significa que o único caminho seja a remoção, mas através do diálogo com os trabalhadores, sendo necessário será encontrada a forma que mais benéfica for a estes pais e mães de famílias que acima de tudo são maracanauenses.
   
Eudasio Menezes
Assessor para Assuntos Sindicais

CORROMPIDOS E CORRUPTORES



Há décadas temos condenado os políticos pelos desmandos que ocorrem em nosso País, contudo, temos parte nesta culpa e talvez nossa culpa seja ainda maior, primeiro por elegermos e reelegermos aqueles a quem condenamos e segundo por permitir que eles permaneçam no comando das grandes decisões de nossa PMG - Pátria Mãe Gentil (vem ser gentil assim aqui em casa).

Sei que a situação é complexa, muitos alegam questões educacionais, culturais etc..., todos têm razão, mas penso que o principal fator é a nossa inércia e falta de interesse em participar das decisões políticas, não apenas votando, mas cobrando, debatendo, acompanhando o trabalho dos governos e dos legislativos, fiscalizando, e quando munidos de provas denunciando, não apenas nos órgãos judiciários, haja vista que neste campo a eficiência e conclusão das decisões para estes casos específicos se arrastam como uma lesma aleijada, ou na grande mídia que antes de fazer seu trabalho de bem informar ao povo vai primeiro verificar se tem alguém ligado a eles ou se conseguem obter algum lucro seja do denunciado para não publicar a denuncia ou do denunciante para levar a notícia ao ar, numa espécie de leilão da informação.

Enquanto essa situação não mudar não deixaremos de ouvir falar de palavras como: corruptos, corrompidos, corruptores, opressores e oprimidos, pois está palavras nada mais são que um reflexo de nossa própria inanição as questões políticas e sociais de nosso País. E aqui falo de discurso e prática não apenas de teorias como alguns costumam fazer. Para construir uma casa são necessários o planejamento, mas também é imperioso que haja a mão de obra, a construção propriamente dita, senão ela não sairá do papel.

Imagem da Internet www.comunicacaopolitica.com.br

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CADA AÇÃO CORRESPONDE A UMA REAÇÃO


Meus amigos
Sei que águas passadas não movem moinhos, mas como professor Cândido Pinheiro Pereira, de muito tempo vem travando uma verdadeira perseguição virtual não apenas contra tudo que posto (por mais insignificante que seja), com o único objetivo de denegrir minha imagem de cidadão. Decidi republicar a Carta Pública que me foi encaminhada pelo professor e geólogo Manoel Alcides Rocha em março de 2012, para que vocês leiam e conheçam um pouco sobre este “homem sério e ético” que ele próprio diz ser. Segue a Carta Pública na íntegra.    

CARTA PÚBLICA AO LOMBROSO PROF. CÂNDIDO
PROFESSOR SOFRE DE MITOMANIA E SINAIS MARCANTES DE PSICOPATIA

Todas as pessoas a quem disse que iria responder às verborréias do lombroso Prof. Cândido Pinheiro, foram unânimes em dizer que não valia, porque ele é um desacreditado, desmoralizado, sem futuro, traumatizado e tantas outras coisas desagradáveis. Por isso, disse-lhes: vou responder, porque se trata de uma pessoa nociva à comunidade de Maracanaú, por exibir traços de histerismo, de auto-referência, própria dos psicopatas, e o meu silêncio será uma forma de coonestar com as suas safadezas. Gente que se alimenta da inveja, da  intriga, da mentira,  da fofoca, da futrica, dos mexericos e vive a soltar panfletos, para dar evasão á sua perturbada confusão mental, que só o famoso médico psicanalista  italiano, Cesare Lombroso, diria: sofre de dano moral

Sob o título: MARACANAÚ PRECISA DE ÉTICA! O desacreditado e lombroso professor, se desnuda, ao usar um estilo repleto de aspas, de reticências, de ironia, de insinuação malandra e quer dar aula de ética, impingindo a minha imagem. Desnudo de ética, este mambeme professor, de biótipo físico desengonçado, tanto quanto o seu interior, precisa saber que ética: “É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. Ou... Um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. O senhor assim não age e nem se conduz.

Será ético, ser agraciado com um cargo na prefeitura e indicar para ele a sua amante, tripudiando o sagrado valor da família? Indicou. 

Será ético, perturbar a eleição do sindicato da categoria, só por não ter voto e valor eleitoral, e ainda assacar contra a honra de servidoras, chamando-as de cadelas? Perturbou.

Será ético apoiar ardorosamente um candidato, que eleito, no caso Roberto Pessoa, dele se serviu de cargos e agora, se volta contra ele? Assim age.

Será ético, usar o estilo malandro com aspas, reticências, para confundir as pessoas e assim atingir a minha honra, ao usar “amigo”, “crime impune”, quando tudo está concluído na Justiça, eu absolvido? Assim age. 

Será ético passar quase 25 anos, se dizer arauto na defesa do crime de Almir Dutra, caluniar nas esquinas e pontas de ruas, apontando criminosos e se cala diante da Justiça? Assim age.

Fui e continuo a ser amigo, sem aspas, de Almir Dutra. Quando Chefe do seu Gabinete, fui-lhe digno, decente e amigo. Se sua mente doentia lhe recomenda dúvida sobre minha pessoa em relação ao crime, vá à Justiça e apresente a sua versão. Estou absolvido da imputação que me foi levantada. Não há nos autos nada que me incrimine e nem motivo social e político que me desabone. Assim não age.

Chamou-me de paradoxal, que satanizou e agora endeusa. A quem o senhor se refere? A Roberto Pessoa?. Por que não age às claras e usa escudos?. Escudo é para canalha se esconder. O senhor assim age. Não fiz a apologia aposta no panfleto a que se refere e no verso, a partir do trecho “que nunca tiveram coragem... até “Panelada”. Não o escrevi, mas, agora vou adotá-lo, por ser verdadeiro.  Não agiria assim.

Em recente panfleto, sob o titulo GOVERNO MORTO! disse que eu seria porta voz do governo, que sem declarar qual, mas, deixa nas estelinhas, que seria o  governo de Roberto Pessoa.

Não tenho compromisso com Roberto Pessoa, com ele não tenho relação funcional e social, mas, entre ele e os forasteiros, EDSON SILVA, AIRTON CIRILO e GORETE PEREIRA, sou Maracanaú e sou Roberto Pessoa, de graça. 

O senhor não agiria assim. Não considero GOVERNO MORTO. Também as mais de 85% das melhores e mais densas lideranças político- comunitárias, e as recentes pesquisas que ele encomendou, confirmam que é um GOVERNO VIVO, E ESTARÁ VIVO NAS URNAS ELEGENDO O SEU SUCESSOR. 

Infeliz do candidato, no caso, EDSON PANELADA, mas até acho bom, que tem um vira-lata a latir nas suas andanças, uivando feito lobo  nas noites de agouro, um professor do tipo deste canalha, chamado, Cândido Pinheiro. Isto sim é infelicidade, porque é candidato nati morto, feito peru na véspera de natal.

Sempre agimos diferentes.
  Ele, o professor lombroso, na escuridão e nas caladas das noites, nas esquinas e nas pontas de ruas, conduzindo como celebridade de caráter, ter sido DEDO DURO DA DITADURA - TRAIDOR E CALABAR CÍNICO.

Eu, sempre agi às claras, de frente, sem aspas, sem reticências e sem ironia. A minha tolerância chegou a zero. No próximo panfleto com chacota com o meu nome, vai engolir de goela abaixo, em plena rua, com coca-cola quente, para que produza efeito rápido e saia cagando as letras do panfleto, se melando para a zomba e algazarra do povo de Maracanaú.

Meu nome foi construído com trabalho, com honestidade e com luta. Sua velha esfinge me parece que tem por mim algum desvio psico-sexual, que só Sigmund Freud explica. Tô fora!

Manoel Alcides, sim, professor, sem aspas. 30 anos de magistério, sem mancha. Geólogo, escritor, jornalista, editor do jornal Cacique do Vale e acadêmico de direito da FAC.

O POVO A POLÍTICA E A MÍDIA


Vivemos momentos altamente contestáveis na política brasileira, e o povo em sua grande maioria como sempre assistindo de forma apática e muitas vezes indiferente, existem é claro aqueles que parecem se importar, e assim como eu escrevem artigos criticas e resenhas, mas na verdade isto faz pouca diferença para mudar o estado de inércia em que as coisas se encontram.


Enquanto isso aqueles que se acham no comando do país em todas as esferas passam para sociedade a impressão de dedicação e esforço na resolutividade dos problemas vivenciados dia a dia como precariedade na saúde, inanição na educação, insuficiência financeira dos salários (dos trabalhadores é claro), carência de moradias, falta de estrutura nos transportes e estradas, etc... etc... etc...

Quanto aos que querem comandar (e na maioria dos casos já o tiveram nas mãos) tentam passar a impressão de salvadores da “Pátria Mãe Gentil”, impingindo a todos a imagem de sérios, moralistas e que ao assumirem o poder, irão transformar radicalmente a sociedade e de forma milagrosa resolverão todos os problemas, como se nunca tivessem tido esta oportunidade.

Enquanto isso, a grande mídia, cujo princípio basilar é o acumulo do patrimônio financeiro que possibilita aos seus donos uma vida de marajá, e também custear a condução ao poder daqueles que se submetem as suas condições de promiscuidade, bem como derrubar aos que não cedem a tais caprichos e para isso usam o poder financeiro e principalmente o poder de influenciar os lares brasileiros, através de produções cinematográficas minuciosamente preparadas, a começar por pesquisas de opiniões, passando pelo estudo da psique humana e quando estas produções vão ao ar eles tem a certeza de que seus objetivos são alcançados, porque falam exatamente daquilo que o “povo” deseja, com o pequeno detalhe: de forma distorcida e em conformidade com os objetivos que os manipuladores de opinião continuem no controle. Com todo respeito a profissão mais antiga existente na face da terra eu me atrevo a dizer que essa relação Mídia / Poder é como a relação de uma prostituta com seu cliente: se você paga terá direito as benesses e aos prazeres caso contrário procure saciar seu desejo de outra forma.

Desta forma enquanto não acordarmos para tais fatos e não colocarmos em prática nosso poder de dedução e usarmos o livre arbítrio que a Bíblia Sagrada fala que Deus nos deixou como herança, continuaremos trilhando por este caminho sob areia movediça e a qualquer momento seremos forçados a sucumbir terra a baixo sem possibilidade de retorno.

O RÉU NO INQUÉRITO POLICIAL


O Código de Processo Penal Brasileiro define Inquérito Policial como um procedimento policial administrativo destinado a reunir os elementos necessários que servirão como prova na competente ação penal. Estes elementos serão também a base para que os Magistrados, Ministério Público e Júri Popular (se for o caso) formem seus juízos de valores que os levarão a concluir se o Réu é culpado ou inocente.

Ocorre que as circunstâncias em que ocorre o IP são desfavoráveis aos acusados - que até este momento apenas em tese cometeu o crime - isto porque os responsáveis pela condução do mesmo por despreparo ou simplesmente por arbitrariedade e abuso de poder o fazem de forma prejudicial acusados, deixando de cumprir vários aspectos normativos no que diz respeito aos acusados, como por exemplo: a não comunicação de sua prisão a família e a justiça, não cumprimento dos prazos referente a conclusão e envio do procedimento a justiça, deixar de entregar no prazo da lei penal o documento necessário e indispensável para que a família do acusado possa providencia as certidões necessárias que servirão para sua defesa inicial. Tudo embora prejudique aos acusados em relação ao tempo que levará para preparar sua defesa, não afeta no mérito propriamente dito, já que são apenas formalidades burocráticas.

Entretanto, é na condução do IP que encontramos os verdadeiros problemas que sem dúvidas afetarão a questão em seu mérito, pois ocorrem situações em que diante da pressão exercida pelos condutores do inquérito (dependendo dos interesses envolvidos e principalmente se o acusado esta ou não devidamente acompanhado por advogado) já que a polícia não permite ao parente acompanhar o depoimento ou depoimentos, embora eu particularmente não tenha encontrado nada na Carta Constitucional do Brasil que respalde tal proibição. O fato complicador é exatamente neste momento, haja vista que na maioria dos casos -senão em todos - os julgadores usam os elementos acarreados no Inquérito Policial para formarem suas convicções e decidirem se o acusado é culpado ou inocente. 

Como se pode perceber apesar do IP ser um procedimento meramente administrativo e, portanto, os vícios e erros procedimentais eventualmente cometidos não inviabilizarem a Ação competente estes vícios e erros podem certamente conduzir os verdadeiros julgadores a erros, já que suas decisões são tomadas tendo por base um procedimento que pode ser manipulado e na maioria dos casos isso é feito. Prova disso é que a grande maioria da população carcerária de nosso país é oriunda de famílias pobres que se preocupam quando não podem pagar uma conta temendo que seu nome vá parar no SPC, enquanto os maiores criminosos nacionais são de origem nobre e com alto poder de aquisitivo e consequentemente influentes nos bastidores do PODER e devem milhões de reais em impostos e não se preocupam com nada, pois como dizia Bezerra da Silva “tem as costas quentes”. Já o pobre só esquenta as costas quando apanha da polícia.

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...