domingo, 3 de janeiro de 2016

O QUE VEM A SER PARCIALIDADE E IMPARCIALIDADE?

É comum nos dias atuais ouvirmos as expressões "Fulano agiu com parcialidade" ou "Sicrano agiu com imparcialidade". Contudo, notem que este parece ser um critério subjetivo que recaí sobre o ponto de vista ou dos interesses daquele que analisa uma determinada conduta, ou decisão.

Seja, dos veículos de comunicação de massa, do Poder Judiciário ou mesmo das pessoas em suas ações relativas a determinado acontecimento ou fato, demonstram posições diversas sobre o mesmo tema, assim, aqueles são favoravelmente aquele tema tendem a afirmar que aquela atitude foi IMPARCIAL, por seu turno aqueles que são contrários dizem que a atitude, foi PARCIAL.
Basta ver que no próprio judiciário, existem uma série de decisões, contrárias ou favoráveis a causas idênticas ou assemelhadas, então como se classificaria tais decisões? A meu ver para aquele que se beneficiou da decisão favorável o julgador agiu com parcialidade e fez cumprir a lei, dando-lhe o direito pleiteado. Por outro lado, a parte oposta, certamente irá alegar que a justiça agiu com parcialidade e negou-lhe o direito pleiteado.

Na imprensa, essa questão torna-se mais evidente, haja vista os interesses econômicos envolvidos, assim uma matéria sobre determinada pessoa, fato ou acontecimento, tem várias versões propagadas e neste caso, realmente a parcialidade ou imparcialidade torna-se evidente, quando analisamos o que o quem está por traz dos interesses ali expostos.

Não muito diferente é a posição do leitor, exceto que para ele diferente da imprensa, o interesse econômico inexiste, e sua avaliação sobre a parcialidade ou não da matéria, recaí especificamente, sobre aquilo que ele (leitor) defende ou pensa acreditar, por isso é tão comum vermos pessoas comuns do povo ou mesmo aqueles que se rotulam como intelectuais ou pensadores, por vezes afirmando que determinada matéria ou decisão judicial, foi parcial, quando conflitam com seus pensamentos pessoais, ou imparcial, quando atendem a sua concepção de justiça, que muitas vezes (na maioria delas eu diria), nada tem haver com o verdadeiro sentido da justiça.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...