terça-feira, 27 de novembro de 2018

O GOLPE MILITAR DE 64 ROUBOU 21 ANOS DE MARACANAÚ


Maracanaú foi elevado à categoria de distrito de Maranguape em 1906, e nas décadas seguintes sua população aumentou, ganhando importância e relativa autonomia e como resultado, os primeiros ensaios por sua emancipação tiveram início nos anos 1950. Entretanto, foi em 1962 que o então distrito de Maranguape, tornou-se emancipado pela primeira vez.
Contudo, as articulações políticas em nível nacional, que culminaram com o Golpe Militar de 1964, além de tirar a liberdade e a vida de muitos brasileiros, roubou-nos 21 anos de existência como cidade. Isto porque, todas as emancipações realizadas até 02 anos antes do Golpe foram revogadas. E com isso, Maracanaú voltou à condição de distrito de Maranguape, impedindo assim que estivéssemos hoje com 56 anos de emancipados.
Depois destes acontecimentos, mais precisamente no ano de 1983, portanto, 20 (vinte) anos depois e com através do empenho de muitos maracanauenses, o povo decidiu pela emancipação de Maracanaú, através de um plebiscito. E, embora, comemoremos a data da emancipação no dia 06 de março de 1983 (data do plebiscito), o Ato Legal de desmembramento de Maracanaú, de sua terra mãe (Maranguape) data de 04 de julho (independência dos Estados Unidos da América), que se deu por meio da Lei Estadual 10.811 de 04/07/1983. (Foto)
Isto mesmo foi esta, a lei que determinou o desmembramento e dispôs sobre as fronteiras de nossa cidade. Embora naquele período o governador fosse Luiz Gonzaga Fonseca Mota, nossa Lei de Alforria Política, foi assinada pelo vice-governador do estado José Adalto Bezerra de Menezes, tendo a primeira eleição municipal de Maracanaú ocorrido em 1984, quando foi eleito Almir Freitas Dutra, que assumiu a primeira administração municipal de Maracanaú em janeiro de 1985 e foi assassinado em fevereiro de 1987, quando chagava a Churrascaria Passarela para onde teria sido convidado para o casamento do amigo Antonio Prata Neto (Pratinha).

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...