domingo, 28 de janeiro de 2024

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

       


     Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entre os dois nomes e, também diferenças significativas; dentre as quais destaco o fato de que até pouco tempo, para o eleitorado Pacatubanos, tanto Larissa quanto Ésio, eram ilustres desconhecidos, apesar de na vizinha cidade - Maracanaú - pertencem ao mesmo grupo político que é capitaneado por Roberto Pessoa, empresário e grande liderança política do estado do Ceará, que foi deputado estadual de 1991 a 1995,  eleito deputado federal por quatro mandatos e atualmente encontra-se no quarto mandato à frente da prefeitura de Maracanaú.

         Outra semelhança que não passa despercebida é o fato de Larissa ter como principal apoiador seu esposo Firmo Camurça, ex-vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito de Maracanaú por dois mandatos consecutivos e atualmente ocupando uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do estado do Ceará. Ésio do PT por sua vez, conta com o apoio incondicional de sua esposa, Fernanda Pessoa, filha do prefeito Roberto Pessoa, deputada estadual por três mandatos consecutivos e atualmente ocupa uma cadeira na Câmara Federal, tendo sido eleita para o mandato de deputada federal, com uma votação expressiva dos cearenses.

        Diante dos pontos em comum, acima citados, como explicar que a pré-campanha da Secretária do Bem-Estar Animal de Maracanaú, Larissa Camurça se sobressaia, a do bem-sucedido e dinâmico empresário na área de Saúde Ésio de Souza? A explicação plausível seria exatamente a questão que mencionei na matéria publicada no Portal da Rua dia 19/01/2024, qual seja: organização da campanha, marketing, engajamento nas redes sociais, volume e peso dos apoiadores e claro; segurança e firmeza nos argumentos apresentados, que se traduz em poder de convencimento dos eleitores. Sobre estas questões, Ésio vem trabalhando fortemente.

      Outro fator digno de registro é que Ésio do PT sempre atuou nos bastidores da política e isso pelo menos inicialmente o levou a perder espaço para Larissa Camurça, que desde sua união ao então prefeito de Maracanaú, e agora deputado estadual Firmo Camurça, o acompanha, participando ativa e intensamente das atividades políticas do esposo, registrando maior atuação política, a partir do momento em foi nomeada e assumiu o protagonismo na Secretaria do Bem-Estar Animal. Some-se a isto, o fato de ser Larissa uma mulher jovem e bonitas, pesando também em seu favor que a maioria do eleitorado brasileiro é composto por mulheres.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...