sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DEMOCRACIA OU DITADURA: QUAL O MELHOR REGIME?

Democracia e Ditadura. Como poderia duas formas de governo tão distintas coexistir em um mesmo cenário político, sendo a primeira maléfica e a segunda benéfica aos administrados. Para sustentar a tese, exemplificarei fazendo uma comparação, embora superficial, entre fatos relativos a situações políticas vividas na Venezuela e em Maracanaú. No País vizinho, enquanto a mídia e muitos políticos acusam o governo de Hugo Chávez de ditador, esquecem de fazer algumas considerações importantes, como por exemplo, as ações do governo que embora pareçam ditatoriais, tiveram apoio do povo venezuelano que decidiram por plebiscito antes das mudanças na constituição se queriam ou não a reeleição de Chávez e por quanto tempo ele pode ficar no poder. Surge então a primeira e importante pergunta: Se o povo pode escolher quem deve governar seu país, por que não pode também dizer por quanto tempo ele pode governar?
Em Maracanaú, ao contrário da Venezuela, a situação é inversamente proporcional, enquanto os servidores municipais disseram não ao RPPS, o Governo com o apoio dos vereadores, que deveriam defender os interesses dos servidores, aprovou a lei renegada pela categoria. Na Venezuela o governo defende o povo e a economia coibindo rigorosamente a privatização de serviços essenciais, e outros serviços importantes para o fortalecimento da Nação.
Em Maracanaú ocorre exatamente o oposto, diariamente são nomeados cargos comissionados e surgem empresas para prestarem todo tipo de serviços que custam milhões de reais pagos com dinheiro dos contribuintes locais e com repasses federais, contudo quase nada se ver na melhoria da qualidade de vida do povo, que sequer é informado das constantes mudanças na legislação municipal, para atender as necessidades de alguns privilegiados. Fazendo um comparativo entre estas situações, surge então a pergunta mais importante: qual seria a melhor situação? Viver em uma ditadura que trabalha em favor do povo e o escuta, ou em uma democracia que toma decisões de forma unilateral privilegiando uma minoria em detrimento da grande maioria? Essas são as verdadeiras e significativas diferenças entre uma ditadura democrática e uma democracia ditatorial.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...