domingo, 28 de janeiro de 2024

ANÁLISE DAS PRÉ-CANDIDATURAS A PREFEITURA DE PACATUBA

             

        Inicialmente o artigo foi escrito a pedido do amigo, Allan Kardec Marinho para o site Portal da Rua Diretor Geral da TV Pitaguary e do Portal da Rua, com o objetivo de descrever minha percepção sobre as atividades que acompanhei presencialmente e por meio das redes sociais em relação as pré-campanhas de Larissa Camurça, Rafael Marques e Ésio de Souza a prefeitura de Pacatuba. Agora resolvi reativar meu blog e repostar a matéria que escrevi, conforme segue: A princípio a intenção é tratar a questão com isenção e imparcialidade. O que não será difícil, haja vista que em relação a política em Pacatuba, não nutro qualquer interesse pessoal, eleitoral ou político, uma vez que resido, trabalho e voto em Maracanaú. Deste modo, diferentes de algumas pseudo lideranças, não irei “vender” aos pré-candidatos algo que não tenho. Meu interesse neste caso é tão somente jornalístico.

Entretanto, ao começar a escrever, devo fazê-lo tendo a compreensão de que por mais imparcial que seja, para o leitor/adepto/eleitor/militante e mesmo os pré-candidatos ora analisados - dadas as significativas diferenças de volume nos atos de rua, no quantitativo de apoiadores, peso das lideranças, e claro, o trabalho de marketing nas redes sociais entre as candidaturas analisadas - será muito difícil aceitar o conceito de imparcialidade no contexto comparativo. Não apenas pelas diferenças e características acima elencadas, mas também pelo poder de comunicação e convencimento dos pré-candidatos, a clareza na transmissão das mensagens passadas aos eleitores e, principalmente na demonstração de força no quantitativo e no peso político de seus apoiadores.

Esses são fatores cruciais para passar a percepção de volume e adesões e isto, faz toda diferença em relação a este ou aquele nome parecer mais ou menos forte perante o eleitorado. A mensagem enviada sendo recebida com clareza pelo receptor terá o poder inquestionável de influenciar a percepção dos munícipes e lhes proporcionar a sensação de que aquele candidato ou candidata tem a possibilidade real de realizar as mudanças que os Pacatubanos tanto anseiam. E se tem uma coisa que percebi em dois eventos que acompanhei presencialmente e nas visitas que fiz, foi que o povo de Pacatuba, clamam realmente por mudanças.

Quanto ao candidato Rafael Marques, é fato que este carrega um grande fardo - o desgaste causado pelos últimos acontecimentos envolvendo denúncias e de corrupção e superfaturamentos, que culminou com a prisão de seu tio e antecessor Carlomano Marques e de parcela significativa de seu secretariado -. Contudo, se nenhum fato desta natureza voltar acontecer até as eleições e ele continuar no ritmo que está com a máquina da prefeitura funcionando trabalhando intensamente e entregando obras e asfaltos - coisa que a muito os Pacatubanos não viam - certamente será um dos nomes com perspectivas reais e ir para o embate com chance de vitória.

Larissa Camurça vem demonstrando grande aceitabilidade na cidade vizinha conforme demonstram as pesquisas e enquetes que se tem conhecimento além das movimentações nas redes sociais. Claro Larissa tem a seu favor, o deputado estadual Firmo Camurça, que a mais de um ano começou suas andanças pelas ruas de Pacatuba se apresentando como sendo o pré-candidato a prefeito que traria as mudanças que os cidadãos Pacatubanos clamam e precisam, e no momento certo, retira seu nome, e lança sua esposa a prefeitura daquela Cidade. Se eu tivesse que fazer uma comparação em relação a esta movimentação estratégica de Firmo Camurça e uma passagem bíblica, guardadas e respeitadas as devidas proporções - pedindo perdão por qualquer heresia que possa cometer com essa comparação - eu diria que Firmo está para Larissa como João Batista esteve para Jesus, ou seja, ele foi na frente e preparou seu caminho.

         Em relação ao pré-candidato Ésio do PT, cujas pesquisas iniciais apontam-no como desconhecido dos Pacatubanos, o que não é de se estranhar haja vista que o empresário do ramo de saúde e esposo da deputada federal Fernanda Pessoa, sempre atuou nos bastidores da política, trabalhando alianças e composições partidárias, sendo esta a primeira vez em que se tem notícia de uma ação de linha de frente como pré-candidato, então é natural que mesmo sendo conhecido por grandes nomes da política partidária e eleitoral seja um desconhecido para o eleitorado comum. 
         
            Tanto é assim, que ao perceber essa reação Ésio de Souza tratou logo de mudar a estratégia, e mudou seu nome de campanha para “Ésio do PT” numa tentativa de atrair apoio do eleitorado petista e dos eleitores do presidente Lula. Se estratégia o levará a vitória no pleito, dificilmente, mas uma coisa é certa, a partir desta simples mudança e de um upgrade em sua equipe de marketing, tem havido uma melhoria significativa em seu desempenho nas ruas e nas redes sociais, sentindo-se inclusive uma maior adesão a sua pré-candidatura.

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