sábado, 23 de junho de 2012

O Setor de Vigilância da prefeitura de Maracanaú foi um dos primeiros a ser criado ainda em 1985, na gestão do ex-prefeito Almir Freitas Dutra.
Ao longo dos seus 27 anos de existência passaram por sua coordenação nomes como os marcanauenses Joaquim da Silva, Cabo Araújo, Tenente Faustino, Antonio José e outros como: Major Duarte Frota, Coronel Voltaire Magno de Abreu. Atualmente é coordenado pelo senhor Édio Norberto Fentzlaff.
Nos anos de 1991 a 2000, o setor de vigilância esteve vinculado à Defesa Civil Municipal sob a coordenação do então Major Duarte Frota, contando aquela época com um efetivo de aproximadamente 500 homens dos quais cerca de 60 foram pré-selecionados para fazer um Curso de Formação de Vigilantes que contava com disciplinas como: defesa pessoal; armamento, munição e tiro; noções básicas de primeiros socorros; relações humanas no trabalho; prática de tiro; prevenção e combate à incêndio, ordem unida, além dos mais diversos tipos de exercícios físicos dentre outras.
Os vigilantes aprovados neste curso receberam um certificado de conclusão e foram designados para fazer a vigilância e segurança de logradouros públicos importantes como: o paço municipal, o fórum, a residência do prefeito, dentre outros.
Em parceria com a Secretaria de Obras, visando coibir invasões de terras públicas e áreas verdes, atuaram em comunidades como: Luzardo Viana, Pau Serrado, Picada, Timbó, Industrial, dentre outros locais onde eram solicitados seus serviços.
Naquele tempo o setor de vigilância tinha um pelotão que desfilava nos eventos alusivos ao dia da independência (07 de setembro), juntamente com estudantes, polícia militar e as forças armadas.
Hoje, este setor conta um quadro efetivo de pouco mais de 100 homens que se somam a outros 100 temporários que fazem a vigilância noturna das escolas; postos de saúde e secretarias municipais.
O projeto de lei, assinado pelo prefeito Roberto Pessoa, visa não só adequar os vigilantes municipais em uma nova nomenclatura, dentro do quadro de cargos permanentes no Plano de Cargos Carreiras dos servidores públicos municipais de Maracanaú, mas, é principalmente, um marco inicial para o resgate da dignidade e autoestima destes valorosos profissionais, que ao longo dos anos, conforme conta sua própria história, muito tem contribuído com seus relevantes serviços prestados ao povo de Maracanaú.
Somente a sensibilidade de um gestor como o prefeito Roberto Pessoa seria capaz de, com um simples gesto, reconhecer através deste Projeto de Lei a importância histórica desta categoria que diuturnamente coloca em risco sua própria vida, deixando seus familiares desprotegidos para fazer a vigilância e a segurança do patrimônio público do município, que é de todos nós que fazemos esta grande cidade chamada Maracanaú.  

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...