terça-feira, 1 de março de 2016

O DISCURSO DO PRESENTE E A PRÁTICA DO PASSADO

DISCURSO DO HERDEIRO
A postagem do nobre deputado estadual Júlio César Filho, na qual o mesmo informa que usou a tribuna da Assembleia Legislativa, neste dia 01 de março para “se solidarizar com os professores dos professores de Maracanaú por um salário mais digno” e ao final da postagem “apela ao prefeito Firmo Camurça para que este use o bom senso e valorize os profissionais da educação”.

RESGATE DA HERANÇA HISTÓRICA
Diante de tais afirmações comecei a lembrar do passado, quando o então prefeito Júlio César Costa Lima pai do jovem deputado, foi prefeito de Maracanaú, por 02 mandato e nesse período os profissionais do magistério passaram 08 anos sem ter seus salários, corrigidos, os movimentos sindicais eram violentamente reprimidos, as aulas terminavam entre 01 e 02 horas mais cedo porque não tinha merenda escolar e sobre esse ponto específico, salvo engano, houve inclusive um processo contra o então prefeito, por suposto desvio de finalidade de verba federal destinada a merenda escolar.

E ao termino de seu último mandato a frente da prefeitura de Maracanaú, Júlio César Costa Lima, o pai do nobre deputado estadual que hoje pediu ao prefeito Firmo Camurça bom senso, deixou o quadro de profissionais do magistério, com 03 meses de salários atrasados, sem auxílio alimentação, sem vales transportes e com uma greve que se arrastou até a entrada de Roberto Pessoa em janeiro de 2005, quando começou o processo de valorização destes profissionais, que o prefeito Firmo Camurça vem trabalhando arduamente para dar continuidade.

BOM SENSO
E então nobre deputado Júlio César Filho, em sua concepção, o que seria bom senso? Eis algumas informações para ajudar a formar seu convencimento. Inicialmente ressalte-se o crescimento no quadro de profissionais do magistério que saiu de 1.174 em 2004, para 2700 professores em 2015, o que representando um crescimento de mais aproximadamente 136%.

Instituímos os auxílios transporte e alimentação em pecúnia, seleção para diretores de escola, e dentre várias outras vantagens, o pagamento do piso do magistério acima do que determina a lei federal, isso com reajuste linear para todos os professores, o que significa dizer que o percentual de reajuste ou de reposição salarial aplicado aos professores em início da carreira é o mesmo aplicado ao profissional com mestrado ou doutorado por exemplo. Acrescente-se ainda a valorização remunerada dos títulos que possibilitam melhoria na remuneração do profissional do magistério da ordem de 30% a 60% do vencimento base.

Estas são apenas algumas das políticas de valorização do magistério, implantadas nas gestões Roberto Pessoa e Firmo Camurça. Agora uso o bom senso e analise estas questões nobre deputado Júlio César Filho e se possível, compare-as com as ações implementadas por seu genitor e ex-prefeito de Maracanaú.

“Somente poderá existir coerência e sensatez em um discurso quando este vem fundamentado e respaldado por fatos históricos”. (Eudasio Menezes).

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...