quinta-feira, 23 de março de 2017

PRECISAMOS IR ALÉM DO DISCURSO

Na manhã desta quinta-feira no auditório do Clube da Parceria no Distrito Industrial de Maracanaú, o IDEP -SOCIAL Instituto Social para o Desenvolvimento de Potencialidades fez o lançamento do Aprendiz COM.POTÊNCIA, um programa através do qual realiza cursos para jovens de 14 a 24 anos, visando sua qualificação e capacitação como forma de inseri-los no mercado formal de trabalho. No momento estão sendo ofertados cursos de alimentador de linha de produção, assistente administrativo, assistente de logística, serviços no comércio e serviços no supermercado. Na ocasião se fizerem presentes vários representantes de seguimentos do poder público, voltados para o mercado de trabalho e inclusão social da juventude, dentre os quais destaco o secretário de Juventude de Maracanaú, Daniel Bayma, representando a Secretária do Trabalho meu amigo Cesar Diniz, além dos representantes dos SINE’s estadual e municipal e do Conselho Tutelar de Maracanaú, dentre outros, que em suas falas disseram-se emocionados com a aquela iniciativa do IDEP-SOCIAL.
É notória a importância da participação de todos os seguimentos dos poderes públicos para o sucesso do programa que hora é lançada, mas principalmente se faz necessária para fortalecer as políticas da e para a juventude. Mas apenas isso não basta. Devem os poderes públicos por seus gestores maiores darem à autonomia financeira necessária a execução de programas nas mais variadas áreas de inclusão participativa para além do que debatemos sempre na teoria, pois apenas a EMOÇÃO, nada representa se não for complementada pela AÇÃO.
Por fim, na condição de pai de 04 jovens para os quais, assim como para milhares de outros, pela total inércia, ineficiência e falta de investimentos do poder público, não vejo muitas perspectivas para que eles possam de fato e de direito viver sua juventude pelo menos a curto e médio prazo, em nome dos amigos Edna Morais, Fábio Mendes e Lenison Silva, parabenizo a toda a equipe do IDEP pela iniciativa e desejar-lhe sucesso nesta nova empreitada, que por sinal vem em um momento crucial e de extrema relevância para a juventude, tendo em vista o grave momento de crise institucional, política e econômica pelo qual passa o País, onde os nossos governantes estão mais preocupados em se reunir para traçar estratégias de como burlar as leis, do que para discutir sua execução com vistas para os fins sociais a que elas - as leis - se destinam.

“Brasil, um País de jovens que não vive sua juventude porque é governado por políticas velhas e práticas retrogradas de uma minoria que visa se locupletar em detrimento de toda uma coletividade que por mais crítica que faça, parece está a cada dia mais inoperante”. (Eudasio Menezes)

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...