segunda-feira, 25 de setembro de 2017

POLÍTICA: ONDE TERMINA O DINAMISMO E COMEÇA O OPORTUNISMO

DINAMISMO x OPORTUNISMO
Muito se ouve falar em dinamismo na política, e não há como não se ficar instigado a minimamente refletir sobre esta afirmação, diante do que vem acontecendo nos últimos anos no Brasil e neste caso específico do que está sendo divulgado na imprensa cearense, nos últimos meses, em relação aos ontem aliados, hoje adversários e amanhã (Eunício Oliveira, Camilo Santana e os irmãos Ferreira Gomes). Pois se tais notícias tornarem-se concretas, a política com todo seu dinamismo e/ou oportunismo que responda a questão, conforme melhor lhe aprouver os acontecimentos.
SAIU NA IMPRENSA
"...Eunício tem divergências políticas com Cid e Camilo, mas são conflitos que não os impedem de montar, em 2018, um palanque que reúna PMDB, PT e PDT, além de muitas outras siglas que estão na órbita da situação e da oposição. Durante a semana, Eunício recebeu, em Brasília, o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) ...". (Texto do Blog do Rafael Barbosa publicado em 27 de agosto de 2017).
"...em entrevista ao O POVO Eunício Oliveira “não negou as conversas de bastidores de que seu grupo político estaria se reaproximando do petista (Camilo) com possibilidade de estarem juntos novamente nas eleições de 2018”. Sim, creiam! Ao decidir conversar com o governador e com o prefeito, Eunício sabe muito bem que está conversando também com o ex-governador Cid Gomes e com o restante da família que detém a hegemonia da política cearense. Inclua-se na lista Ciro Gomes, cuja eloquência verbal proferiu uma impressionante sequência de vitupérios contra o senador…" (Jornal O Povo, Coluna do Fábio Campos 10 de setembro de 2017).
MEU PENSAR
Em minha modesta opinião se tais notícias se concretizarem, apenas confirmará o que falei em uma conversa que tive com o hoje vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa quando da aproximação com Eunício Oliveira e a reaproximação com Tasso Jereissati, logo após a formação da aliança com os hoje dois senadores quando o indaguei: "...Roberto, será que daqui a uns dois ou três anos esses dois (Eunício e Tasso) não vão se unir todos em suas antigas alianças e lhe dar um belo balão!?...".
E agora, conforme eu havia cantado a pedra do bingo àquela época, está aí uma clara sinalização de que pelo menos em relação ao senador peemedebista, as forças políticas cearenses - Eunício Oliveira, os Ferreira Gomes e Camilo Santana), que ontem eram convergentes e hoje são divergentes, diante dos constantes escândalos anunciados de corrupção um dia após o outro, por questão de sobrevivência política, podem voltar a convergir em seus interesses, já agora nas eleições de 2018.
Aparentemente este pensamento de reaproximação não conta com a concordância de Ciro Gomes, que, logo após as primeiras notícias, pelo menos em público, se apressou em repudiar tal retorno, afirmando que “...aliança com Eunício seria desmoralizante...”. Mas o fato é que vez por outra furtivamente estes encontros discretos entre estas figuras políticas são vazados para a mídia.
O certo é que, se conheço um pouco sobre o pensamento político de Roberto Pessoa, se estas notícias se tornarem fato concreto, dificilmente ele (Roberto Pessoa) embarcará nesta "Arca de Noé". Resta saber, se o senador Tasso Jereissati também embarcaria, ou se manteria a aparente autonomia na tentativa de junto com Roberto Pessoa formar um palanque independente visando o acolhimento de um eventual candidato tucano que pelo menos no Ceará estaria afastado do eventual mar de lama, criado pelas turbulentas Águas da Lava-Jato.

Caso Eunício, Camilo e os Ferreira Gomes, resolvam voltar ao antigo casamento terminado a mais ou menos três anos, é bem provável que a tendência seja uma aliança PR/PSDB, pois dou como quase certo que Roberto Pessoa não subiria no mesmo palanque com Camilo, os Ferreira Gomes e Lula, mesmo que nele se encontre seu hoje aliado Eunício Oliveira dentre outras figurinhas que vem trabalhando esta reaproximação, inclusive pessoas ligadas diretamente ao próprio Roberto Pessoa.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...