terça-feira, 16 de janeiro de 2018

IDENTIFICANDO OS TIPOS DE ATENDIMENTOS

Entendendo o conceito e classificação dos Eixos VERMELHO, AMARELO, LARANJA e VERDE e qual o tipo de paciente/usuário que se enquadra em cada uma delas.
Na manhã desta terça-feira estive com o assessor político Allan Kardec acompanhando os últimos preparativos para abertura e funcionamento da UPA 24 Horas da Pajuçara que se encontra a pleno vapor e dispõe de uma estrutura física excelente, com equipamentos modernos que permitirá um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde de Maracanaú e cidades circunvizinhas. A UPA 24 Horas da Pajuçara, é de Porte II com capacidade para 500 atendimentos diários, estando dotada com profissionais treinados e equipamentos modernos, dentre os quais: Aspiradores Elétricos; Aparelho Raio-X; Balança Antropometrica Adulto; Balança Antropometrica Infantil; Bomba de Infusão; Braçadeira Para Injeção; Cadeira de Rodas; Caixa de Instrumentos para Cirurgia; Cama Mecânica; Cardioversor; Desumidificador Ambiente; Detector Fetal Portátil; Esfignomanômetro Adulto; Processadora de Filme de Raio-X Reanimador Pulmonar; Ambu; Régua de Gás e Ventilador Pulmonar, dentre outros
Ontem à tarde estive virtualmente trocando umas ideias com o secretário de saúde Francisco Torcápio sobre como ficará a questão da transferência da emergência do hospital para UPA, no que o gestor da pasta da saúde em nossa cidade, fez uso de uma expressão criada por Antonio Rogério Magri, então ministro do trabalho no governo de Fernando Collor, para afirmar que “.... por tratar-se de um Hospital Polo, a emergência do hospital de Maracanaú é "imexível...”". E complementou citando ainda a pactuação a nível da Secretaria Estadual de Saúde com 08 município da terceira CRES, como referência de Atenção Secundária, UTU (Unidade de Tratamento de Urgência) no Eixo Vermelho que são aqueles pacientes classificados como de Alto Risco. De modo que os pacientes classificados como Muito Urgente, também atendido na emergência do Hospital de Maracanaú, classificado no Eixo Laranja, e no atendimento Emergencial que correspondem a 10% de todos realizados atualmente no Hospital.
Na condição de leigo no assunto, aproveitei o ensejo para pedir ao secretário que classificasse e conceituasse de forma didática esta questão das Cores ou Eixos VERMELHO, AMARELO, LARANJA e VERDE e qual o tipo de paciente/usuário que se enquadra em cada uma delas. O secretário esclareceu que a UPA 24 horas é adequada em alguns casos ao Eixo Laranja, pois fará imediata regulação e condução para a Emergência do Hospital, pois conceitualmente a UPA atende pela sua adequação e habilitação a todo os pacientes de Urgência do Eixo Amarelo, isto é, os pacientes de Médio Risco. Os atendimentos de Baixo Risco e Ambulatoriais, serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e na escala de rotina e/ou terceiro turno e na UAB que funcionará 12 (doze) horas ininterruptas de segunda a segunda das 08h às 20h.

DESCRIÇÃO DE EMERGÊNCIA
Conforme conceituou o secretário Torcápio Vieira a Emergência destina-se ao atendimento do chamado Eixo Vermelho que são os pacientes que correm risco de morte e, portanto, exigem Atendimento Imediato, a exemplo de ferimentos com armas de fogo, arma branca, acidente de trânsito, tentativa de suicídio etc..., que provoquem grandes hemorragias, ou Infarto Agudo no Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral etc... no estágio em que o pacientes fique falando sem conexão no que diz dentre outros como taquicardia exagerada ou falta de respiração. Todas estas situações são classificadas como hospitalares, porque são pacientes que cujo equipamento adequado é o Hospital Microrregional - UTU -Unidade de Terapia de Urgência. Caso sua condição venha a se agravar, será ele transferido de imediato para Hospital Macrorregional UTI - Unidade de Terapia Intensiva, em Fortaleza.
CONCEITUANDO URGÊNCIA
No caso das Urgências o atendimento ocorrerá na UPA, haja vista não se tratar de atendimento imediato, podendo assim esperar até 60 minutos, sem Risco de Morte. Estes casos estão classificados como Risco Médio, identificados pela Eixo Laranja onde se enquadram os ferimentos sem grandes hemorragias; dores de cabeça forte, dores abdominais sem sinais de complicação vital; dor abdominais com vômitos e diarreias, etc. Quanto a Eixo Verde destina-se aos pacientes identificados como de Risco Baixo, estando nestes segmentos os pacientes cujos diagnósticos preliminares indicarem sinais de diarreia simples ou vômitos; febre entre 39° e 40°; alteração de pressão sem complicação aparente; escoriação de pele; desidratação por virose etc. Estes os casos primariamente devem ser atendidos na UPA e UAB. Segundo as normas do Ministério da Saúde, este tipo de paciente pode esperar até 180 minutos sem risco de morte.
Finalmente os pacientes tidos como de Risco Baixíssimo, identificados como Eixo Azul, que são os casos ambulatoriais a exemplo de aplicação de soro simples endovenoso; de medicamentos para dor (analgésico) ou para febre simples (antitérmico) ou curativos etc.., cujos atendimentos devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde - UBS e Unidade de Atendimento Básico - UAB. Segundo as diretrizes do ministério da saúde, este tipo de paciente poderá esperar até 240 minutos, sem risco de morte e, portanto, poderão ser classificados nos Eixos Amarelo e Verde, ou excepcionalmente no Laranja, caso o paciente esteja por exemplo sofrendo uma dispneia (falta de ar).

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...