sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

NÃO SOU VÍTIMA NEM PREDADOR, MAS SE TIVER QUE ESCOLHER FICO COM A SEGUNDA OPÇÃO

            Sou servidor desta municipalidade desde 14 de setembro de 1987 e, desta forma, gozando da estabilidade excepcional conferida na forma prevista no art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais e Transitórias da Constituição Federal de 1988. E nessa condição, sou filiado ao Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Maracanaú - SISMA, desde 1992, portanto, 02 anos após a fundação desta entidade, tendo inclusive a presidido por 02 mandatos consecutivos e ajudado a eleger minha sucessora a professora Lucilânia Fonseca.

Ocorre que os últimos dias tenho sido vítima de uma série de ataques pessoais levadas a efeito por parte de alguns membros da diretoria do Sindicato dos Professores de Maracanaú - SUPREMA, que tem ido as secretarias municipais com discursos ofensivos me acusando de toda sorte de crimes e me chamando de bandido, dentre outros adjetivos, que provavelmente caibam mais a eles do que a mim.

Tudo isso motivado pelas sucessivas tentativas de elegerem-se diretores do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maracanaú - SISMA, desde que assumiram a direção do SUPREMA. E isto tem uma explicação simples, qual seja, resolver a questão de legalidade daquela entidade por meio da Carta Sindical, documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que o SISMA possui e eles tentam conseguir para o SUPREMA desde a sua criação não conseguiram.

O referido documento, confere as entidades sindicais que a possuem a legalidade prevista no art. 8º da Constituição Federal, inclusive para fins de recebimento da Contribuição Sindical Anual, que nos últimos anos eles vinham recebendo através do SISMA, por acordo firmado com as direções presididas por Lucilânia Fonseca e Marta Souza, que eles tanto denigrem a imagem.

Agora com a eleição fora de época realizada no SISMA, por determinação judicial, foi mais uma leva de acusações, proferidas por eles não apenas contra minha pessoa, mas também contra os membros da chapa 01 que ontem saiu vencedora do pleito com uma vitória de obteve 63,85% contra 34,27%, ou seja, uma diferença de 29,58% de votos sobre a chapa articulada por eles com o apoio de várias entidades de âmbito estadual, nacional, partidos políticos e até sindicatos de outros municípios, Eleição esta na qual tentaram inclusive impedir que eu exercesse o direito de voto na condição de filiado e servidor em dias com as mensalidades sindicais. Tentativa esta que foi frustada pelo Ministério Públicos,  

Inconformados com sua falta de base para disputar o pleito com chances de vitória, durante a campanha partiram para o discurso agressivo e acusatório, e posteriormente após a derrota, iniciaram como fazem após todo processo eleitoral, para as acusações que houveram irregularidades nas eleições, mesmo tendo sido estas coordenadas diretamente por uma Junta Governativa determinada por ordem judicial. A meu ver nada mais é que o miado dos derrotados.

 Quanto a mim, os atos que pratiquei ou deixei de praticar quando presidi o SISMA, se ouve ou não irregularidades, como falei em uma nota recente, nunca me furtei nem me furtarei de responder por eles, seja perante a categoria ou a justiça, contudo, não posso me omitir diante dos ataques que venho sofrendo por parte deste “HERÓIS E REVOLUCIONÁRIOS DE ARAQUE”.  

Como falei anteriormente, ocorre que estes dirigentes do SUPREMA sempre vislumbraram no SISMA a possibilidade de regularizar a situação do SUPREMA com relação a Carta Sindical, a qual não possuem o que dificulta várias demandas inclusive judiciais, uma vez que embora tenha aparente legitimidade perante a categoria, não possuem legalidade, e no Estado Democrático de Direito, ninguém pode viver as margens da lei, ou alegar seu descumprimento para burla-la.

Seu ódio é tamanho que estes diretores chegaram ao ponto de nos últimos 02 meses procurar o prefeito Firmo Camurça para pedir minha exoneração da Assessoria Sindical, cargo de confiança para o qual fui nomeado no segundo mandato de Roberto Pessoa e que o atual prefeito decidiu manter e também para pedir minha destituição do cargo de presidente do Conselho Municipal de Previdência, que também é indicação do Governo Municipal.

Quanto a conceder ou não compete exclusivamente ao senhor prefeito, uma vez que tais indicações nada têm a ver com cargos de representação, sindical e que quando eu era dirigente do SISMA (não mais presidente) e foi me feita a proposta, reuni-me com a diretoria daquela entidade e pedi licença do mandato sindical na forma prevista no estatuto do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maracanaú.

Finalmente termino esta postagem afirmando que diferente deles, nada tenho a esconder, tão pouco a temer, respondo e responderei pelo que for de minha responsabilidade, nunca indiquei diretores relapsos para escolas municipais, nunca protegi ou defendi servidores, que cometeram irregularidades no exercício de suas atribuições inclusive de usar os computadores da secretaria em que trabalhava para acessar páginas pornôs, nunca usei a instituição para me promover de forma pessoal e obter regalias de entidades sindicais a nível nacional ou internacional, nunca usei das prerrogativas de dirigente sindical para pedir licenças cumulativa e ganhar dinheiro dos cofres públicos sem prestar os serviços para os quais fui indicado ou nomeado, nunca fiz acordos escusos, nunca manipulei as bases sindicais nem tão pouco as direções sindicais eleitas. E o mais importante, nunca me escondi ou me esconderei da base que representei durante o tempo em que estive a frente da direção do SISMA, tão pouco fiz discursos revolucionários para a base e nos gabinetes acordos de bastidores para se dar bem e enganar a categoria.

Sempre as Ordens
Eudasio Menezes. 

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...