domingo, 12 de novembro de 2017

A VERDADE É UM PRINCÍPIO E NÃO É UMA MOEDA DE TROCA

“...E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...”. (João 8:32).
A imagem divulgada na página do sindicato da categoria, mostra hoje pela manhã poucos professores ensaiando um tímido protesto durante a abertura da corrida do NOVEMBRO AZUL que tem por objetivo fazer uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, realizada pela prefeitura de Maracanaú, através da secretaria de esportes. Seria este esvaziamento, fruto da falta de transparência nas informações repassadas pelos líderes do movimento grevista, que não alertaram aos professores sobre os descontos em folha por causa da ilegalidade da greve, decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceara?
Todo movimento reivindicatório que busca os direitos de qualquer seguimento, social é legítimo, embora, alguns possam ser considerados ilegais ou abusivos na forma da lei, em consequência dos excessos e do radicalismo exacerbado muitas vezes praticadas pelos que se dizem líderes destes movimentos, quando saem do campo ideológico da busca por direitos e começam a fomentar a barbárie, o caos e a desordem social.
Mas em todo caso, estas práticas e características são inerentes a índole, ao caráter, a personalidade e a moral de cada um dos agentes envolvidos no processo. Estes exacerbamentos, tendem a tornar as coisas ainda mais complicadas, quando estes líderes passam a confundir o patrimônio público, que pertence a toda uma coletividade, com o patrimônio privado de um indivíduo, ou de um segmento social específico.
Algo que também causa rejeição é quando iniciamos um movimento em busca de direitos para um seguimento e para obter êxito, passam a menosprezar não apenas os que mostram fatos que contrariam o pleito, mas principalmente, passam a denegrir e a menosprezar outros segmentos. Nunca é viável se lutar pelos direitos de uns em detrimento do direito de outros.
Contudo, de tudo que narrei até o momento, nada é mais grave do que ver a omissão de informações precisas àqueles que se engajam na luta, principalmente quando esta omissão é praticada por aqueles que se colocam na condição de lideranças desses movimentos que envolve centenas de pessoas esperançosas por seus direitos.
Desta forma, essa prática de não informar corretamente como forma de se forçar a permanência do movimento, tende a gerar o desgaste das lideranças, principalmente quando a situação se complica, e por exemplo ao invés do atendimento as reivindicações destas pessoas, ocorre um prejuízo em consequência do movimento. Neste momento é muito comum ver e ouvir estes líderes, que não sofreram qualquer prejuízo dizer: “não há vitória sem sacrifício” ou “não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos”.

Caros leitores, é muito fácil fazer esse discurso, quando se está amparado sob o manto de uma inamovibilidade e de uma segurança que lhe garante continuar até o fim sem qualquer prejuízo, sejam, de ordem financeira ou de qualquer outra, enquanto os verdadeiros combatentes têm que arcar com os prejuízos dos líderes que desejam se credenciar como guerreiros e guerreiras.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...