segunda-feira, 13 de novembro de 2017

FALTA DE INFORMAÇÕES É CAUSA DO ESVAZIAMENTO DA GREVE

Verificando as ações relacionadas a greve dos professores de Maracanaú, uma que tem a causa de pedir me chamou atenção. Refere-se exatamente ao desconto das faltas durante a greve, em virtude da ilegalidade da greve, e de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que sustenta a possibilidade do desconto.
Ocorre que neste caso a assessoria jurídica que defende os interesses do sindicato dos professores, inicialmente impetrou uma ação na Comarca de Maracanaú - Primeira Instância - na qual o pedido principal consistia em que a prefeitura de Maracanaú se abstivesse de realizar os descontos em folha, referentes aos dias que os profissionais do magistério não compareceram ao trabalho em virtude da greve.
Logo em seguida, o jurídico do sindicato pede desistência desta ação, que foi de logo homologado pela juíza da responsável pela demanda. Após este fato novo pedido é impetrado pelo sindicato com a mesma causa de pedir, desta feita no Tribunal de Justiça, pedido sobre o qual o Tribunal se julga incompetente e determina a remessa dos autos para a Comarca de Maracanaú.
A assessoria jurídica do sindicato desta feita mantendo dentre outros pedidos, a mesma causa de pedir, das demandas anteriores, impetra uma Ação Civil Pública, também no âmbito do Tribunal de Justiça, e sobre a qual em decisão datada de hoje 13 de novembro o TJ-CE, não concedeu a liminar, e antes de julgar o mérito intimou a parte a se manifestar sobre a competência ou não da Corte de Justiça estadual para julgar o pedido do sindicato.
Segundo as muitas informações que me chagam de diversos professores, estes fatos não têm sido repassados com exatidão para a categoria. E além disso, o comando de greve que atualmente se restringe aos membros da direção do sindicato que são candidatos a reeleição no próximo mês, tem segurado as informações para repassar pessoalmente, obrigando assim, aos professores que não estão indo as atividades - feijoadas, saraus - promovidos pelo sindicato na sede da Câmara Municipal, a comparecer, para ficarem informados.

Pelo visto, a cada dia fica mais evidente o que venho divulgando desde o início da greve, quando publiquei o edital de convocação das eleições sindicais, ou seja, a greve, tem como bandeira de luta, o enquadramento no PCCR, mas “o pano de fundo” na verdade é a recondução dos membros da diretoria do Suprema, conforme de relataram 03 professoras, com as quais conversei hoje pela manhã, e que também me confidenciaram que esta centralização e falta de informações oriundas do comando de greve para categoria, tem sido um dos principais fatores de esvaziamento.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...