sábado, 24 de fevereiro de 2018

ROBERTO PESSOA PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

A decisão do grupo político liderado por Firmo e Roberto em unificar-se em torno da pré-candidatura à deputado federal do ex-prefeito e atual vice-prefeito de Maracanaú, que juntamente com o prefeito Firmo Camurça, detém um capital político que oscila entre 70% e 80% do eleitorado somente em Maracanaú, somando ao fato de que Roberto Pessoa tem grande aceitação na região conhecida como CRAJUBAR - Crato, Juazeiro e Barbalha, assim como em dezenas de outros municípios cearenses,  vem colocando em desespero a turma do “toca-fogo”, que já iniciou sua campanha de especulações e boataria, tentando infrutiferamente mais uma vez colocar lenha na fogueira, para fomentar uma ruptura inexistentes no grupo político liderado pelo prefeito Firmo Camurça e o vice-prefeito Roberto Pessoa.
Particularmente a decisão como extremamente madura e positiva deste grupo político, uma vez que busca manter as alianças com aqueles parlamentares de alguma forma ajudaram a cidade, se eles assim desejarem. Bem como trabalha a coesão em torno de Roberto Pessoa, que é um nome que pela sua história e trajetória política, seja, quando foi deputado estadual, deputado federal ou prefeito de Maracanaú, sempre conseguiu e consegue transitar e agregar em torno de nomes fortes da política cearense e brasileira.
Em que pese as vãs tentativas dos oposicionistas de pequeno porte em insinuam e insuflam a discórdia e um “racha” inexistente, fica cada vez mais evidente que o grupo político liderado pelo prefeito e pelo vice-prefeito de Maracanaú está cada vez mais coeso. E quanto a quase certa saída de Roberto e Firmo do Partido da Republica, e como ficará a situação política em relação a deputada federal Gorete Pereira, aqueles que entendem minimamente de política, sabem que as questões envolvendo partidos políticos, em especial aqueles são comandados por comissões ou diretórios provisórios, ou seja, são conduzidos de acordo com a vontade dos grandes caciques com acento e poder de influência em Brasília.
 No caso específico do PR, Roberto Pessoa e todos os que fazem política neste grupo sabiam e sabem que ela - deputada Gorete Pereira, é que tinha e tem a influência necessária com os caciques do PR na Capital Federal para conduzir o partido para onde desejar, inclusive para aliar-se a Camilo Santana e aos Ferreira Gomes de quem sempre foi próxima, mesmo estando com Roberto e Firmo. Isto nunca foi segredo para ninguém. Assim, diante da ida de Gorete para os braços de Camilo e Cia, Roberto Pessoa nada mais fez do que manter a coerência e continuar na oposição, e aqui lembrei-me de uma frase que certa vez ele me falou, a qual transcrevo mais ou menos como foi dita:
“....eu sei fazer política independente de estar no governo ou na oposição, e qualquer decisão que eu venha a tomar em relação as eleições de 2018, respeitarei em primeiro lugar o povo cearense que me ver como uma oposição séria e combativa contra isso que aí está, de modo que nenhuma força nesse ou em qualquer outro estado irá me levar a reboque, para esse governo que ai está em desrespeito a minha vontade e principalmente ao povo cearense que colocou nesta condição...".
Em relação ao prefeito Firmo Camurça, também não há qualquer incoerência em sua decisão, uma vez que para mim sempre foi claro que a relação com o governo estadual era uma questão institucional, ou seja, de prefeito para governador e que politicamente não haveria qualquer possibilidade de um alinhamento. Desta forma não vejo motivos para alarde nem perigo de rupturas em nosso grupo políticos, exceto é claro para alguns que para tentar se manter com mandato tiveram ou terão que se bandear para outros pastos em busca de apoio financeiro. É ISSO QUE PENSO.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...