terça-feira, 13 de novembro de 2018

SOBRE O TRABALHO DO PRESO


Algumas pessoas estão vibrando com a notícia de que Bolsonaro “irá obrigar os presos a trabalhar”. Esta manchete, leva aos fanáticos “BolsonARIANOS” (que são em sua essência ante política de Direitos Humanos) a imaginar milhares de homens acorrentados aos tornozelos um do outros, ou isoladamente com correntes e pesadas bolas de ferros acorrentadas aos pés, construindo "sob chibatadas"  pontes, estradas, viadutos e prédios públicos etc...
É importante destacar que o trabalho do preso, não será uma obrigação imposta pelo presidente eleito. Na verdade, ele já se encontra previsto na Lei Federal nº 7.210/1984. A conhecida Lei de Execuções Penal, que estabelece em seu artigo 41 que determina como uma obrigação o trabalho do preso, que deve ser remunerado, conforme impõe o inciso II do mesmo artigo.
O artigo 39, inciso V da LEP impõe como deveres do preso, a execução do trabalho, das tarefas e das ordens recebida. E neste sentido, o artigo 28 dispõe que o trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva e que a estes se aplicam à organização, os métodos de trabalho, as precauções relativas à segurança e à higiene, não estando sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
Importante destacar que ao contrário do que pregam alguns desinformados, o dever ao trabalho regulado na Lei de Execuções Penal, não se configura como trabalho forçado, vedado no artigo 5º, XLVII da Constituição Federal, E  mais, a própria Lei de Execução Penal também determina que o trabalho será obrigatoriamente remunerado na medida da aptidão e do capacidade do preso, podendo ele recusar-se a sua execução, sendo esta recusa caracteriza-se como falta grave de acordo com os artigos 39, inciso V e 50, VI da referida Lei.
Então meus amigos, conseguindo o presidente eleito realmente efetivar essas medidas previstas na LEP, não estará inventando a Roda, mas certamente terá o apoio de todos os brasileiros, e até mesmo dos presos que realmente tem em mente se ressocializar e voltar ao convívio saudável da vida em sociedade.

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...