sábado, 17 de novembro de 2018

MANIPULAÇÃO POLÍTICA NÃO PODERIA COM A DIGNIDADE DOS MÉDICOS CUBANOS


"Uma ilha pequeno e bloqueado contribuiu 600.000 colaboradores de saúde para 164 nações a se reunir em lugares remotos e difíceis, Ebola na África, cegueira em nossa região, a cólera no Haiti e 26 grandes desastres naturais em várias latitudes”.
Este foi um dos tweets da tarde de ontem Ministério das Relações Exteriores de Cuba, quando o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez Parrilla, entregou seu discurso na Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que se reúne na cidade de Antígua, Guatemala.
O chanceler cubano também reafirmou que no Brasil, nesses cinco anos, 20.000 médicos cubanos atenderam 113 milhões de pacientes, cerca de 700 municípios tiveram médico pela primeira vez, todos de Cuba, e o pessoal de saúde da Ilha garantiu 100% dos cuidados básicos em 1 100 municípios. "Eles não estão nas grandes cidades, mas onde outros médicos nunca foram, onde o governo deles não atende a população", disse ele.
"Em nome deles, do meu povo e do meu governo, quero agradecer àqueles milhões de brasileiros que os acolheram com tanto carinho e agora, com grata gratidão, dispensá-los, vítimas de manipulação política."
Ainda há muitas manifestações de apoio à posição cubana, em relação à dignidade, dedicação, profissionalismo e sensibilidade humana de nossos médicos internacionalistas. Ainda mais reclamações e divergências de grande parte da comunidade internacional para a ação selvagem de eleito presidente brasileiro Jair Bolsonaro, uma ação que fere o seu próprio povo, que ele deve representar.
A Rede de Intelectuais, Artistas e Movimentos Sociais em Defesa da Humanidade, tornou-se parte do protesto mundial. Ele condenou firmemente a atitude do presidente eleito do Brasil e deu o seu apoio à decisão soberana do governo cubano para salvaguardar a vida e a dignidade de seus especialistas, com a convicção de que a solidariedade, a medicina abnegado e altruísta que irradiava Cuba com o seu profissional em todo o mundo, é a melhor maneira de praticar essa profissão, o único caminho possível para a sobrevivência da espécie e a manutenção da paz no planeta. (Fonte: www.cuba.cu).

Nenhum comentário:

ÉSIO DO PT E LARISSA CAMURÇA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

              Em relação as pré-candidaturas de Larissa Camurça e Ésio do PT, não há como não identificar grandes semelhanças políticas entr...